“Tenho vergonha de falar com um psicólogo”

Por Caroline Antunes

Já ouvi muitas vezes esse medo que as pessoas têm e vou chutar de onde ele vem.

Acredito que o fato de já ter passado por um psicólogo irresponsável em alguma fase da vida e a experiência ter sido negativa, possa ser um motivo. Ter sido repreendido(a) todas as vezes que falou algo relacionado às suas emoções, como estava se sentido ou como se sente e lhe foi dito que não falasse aquilo, que deixasse para lá ou que aquilo não fazia sentido. 

Já escutei de algumas pessoas que elas não sabem o que falar, que não acham que vai funcionar a terapia e surpreendentemente falam bastante na terapia. 

É preciso entender que o manejo terapêutico e o trabalho é do psicólogo que está ali a sua frente, seja de forma presencial ou no atendimento online. A condução da sessão se dá por ele, essa não é a função do paciente. 

Existe o respeito ao tempo do paciente, poder falar sobre qualquer assunto em sessão  e quando falo qualquer assunto, é qualquer um, daqueles que você nunca conseguiu falar em voz alta com alguém, seja relacionado a dor que se sente, seja relacionado a sexualidade, pensamentos de qualquer gênero. 

Todo e qualquer assunto deve ser falado naquele espaço, sem medo de julgamentos e preconceitos, como já é previsto pela ética profissional para o paciente. 

Portanto, se você está pensando em começar a terapia e ainda não conseguiu iniciar por sentir vergonha de falar, entre em contato com um profissional entendendo que esse espaço é livre de preconceitos e julgamentos. 

Caso você queira informações sobre o acompanhamento psicoterápico ou tirar dúvidas, entre em contato clicando aqui!