O uso das mídias sociais e a saúde mental

Por Caroline Antunes
Se há 20 anos alguém falasse para você que o uso do celular, computador e afins, pudesse trazer prejuízo à saúde mental e se tornar adoecedor, você acreditaria?
Não estou dizendo que o uso da tecnologia é prejudicial. Muito pelo contrário. Trabalho diretamente com tecnologia. Os atendimentos on-line são proporcionados por ela e só é possível atender pessoas do Brasil todo e do mundo, por existir tecnologia e um sistema tão inteligente que nos proporciona esse vínculo.
A questão é outra. É o uso desmedido de mídias sociais. Seja em qualquer faixa etária. Percebe-se que a comparação com o outro se tornou algo imprescindível para viver. Ver alguém viajando, usando tal roupa, praticando exercícios físicos, estudando e trabalhando em pequenos segundos nas redes sociais, tornou- se adoecedor para algumas pessoas.
Outras pessoas trabalhando diretamente com a internet e na hora do seu descanso, se voltam para o celular em busca de distração. São 8 horas, às vezes 10 horas por dia, ligado a um aparelho. E se você trabalha com a internet é óbvio que você precisará estar ali, a questão é quando você não está no trabalho.
A tecnologia nos ajuda em muitas questões, mas é preciso pensar como estão os vínculos afetivos, os relacionamentos com família e amigos, afinal de contas, a vida não se dá somente em cima de uma tela. É importante saber consumir com medida, esse tipo de mídia.
Você consome ou está sendo consumido?
Caso você queira informações sobre o acompanhamento psicoterápico ou tirar dúvidas, entre em contato clicando aqui!